segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Nossa primeira oficina









Este relatório é referente às ações ocorridas na primeira oficina do Programa GESTAR/Bahia no ano de 2009. Essa oficina aconteceu no dia 30/07 e foi intitulada de Introdutória, pois ela teve como objetivo apresentar o Programa aos cursistas, dando-lhes ciência dos seus direitos e deveres, bem como de toda a estrutura do Programa, através da leitura do Guia Geral.
Estiveram presentes nesse primeiro encontro do dia 30/07, no turno matutino 19 professores de Língua Portuguesa. Tais professores estavam cheios de expectativas para a formação, visto que houve um atraso significativo para o início desta.
Os cursistas foram recebidos com uma mensagem de Fernando Pessoa que fala sobre travessia e mudanças, que é um dos diferenciais do Programa GESTAR II. Após algumas reflexões, apresentei o Programa, destacando sua estrutura, seus pilares, os seus objetivos e suas principais ações, além de distribuir o Kit com o material completo fornecido pelo MEC. Após esse momento foram formados grupos de estudo, onde cada um teve como foco a leitura de um trecho do Guia Geral.
Cada grupo de estudo socializou as suas impressões acerca da leitura inicial do Guia Geral, sendo esse momento mediado por mim, que fechei as apresentações salientando a grande importância do conhecimento da estrutura pedagógica do Programa GESTAR II por parte do professor cursista, bem como do cumprimento dos seus deveres (principalmente das atividades não presenciais) para uma efetiva formação continuada em serviço e como requisito necessário a obtenção do certificado com carga horária total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário